O google adsense funciona assim: as empresas colocam seus anúncios no Google usando o serviço Google AdWords, que é exatamente o oposto do Google AdSense. E então os anunciantes colocam um título e uma descrição para o anuncio e determinam quanto querem pagar pelo anuncio. Os anunciantes escolhem qual seu orçamento mensal de marketing para suas campanhas, e o Google escolhe o lugar e a posição onde eles irão aparecer.
A área marcada em amarelo corresponde a áreas retangulares compostas pelas estatísticas de movimento de mouse, gravado dos internautas. Isso comprova não só a teoria da leitura como também nos fornece dados para o posicionamento do anúncio. Diferente do que os outros dizem, não vou falar para aonde colocar o anúncio; vou dar sugestões, e você irá implementá-las, testando.
Use e abuse do que aprender neste guia.
Por enquanto, gostaria que de deixar claro o seguinte:
Os anúncios no topo são bons por que fazem um flash na cabeça do usuário, fazendo-o lembrar dos textos no link enquanto estiver na página;
Os anúncios mesclados com o texto principal do artigo são bons por que oferecem uma alternativa visual ao que ele está lendo no momento;
Os anúncios no final do artigo oferecem uma porta de saída àquela pessoa que leu o conteúdo e gostaria de ler alguma coisa mais sobre o anúncio e
Uma faixa de links mesclado com seu menu oferecem uma alternativa de saída como opção de menu
Outra pergunta freqüente do pessoal é "quantos anúncios eu posso por na minha página?". De acordo com o Google, você pode por até três anúncios de blocos e um anúncio de clique. Muita gente não entende este conceito e entendia que o máximo de anúncios era três no total.
Saindo do geral, no entanto você pode por:
Três anúncios em blocos;
Um bloco de link;
Duas caixas de busca de referência (Google/AdSense);
Um botão de referência AdSense (Ganhe dinheiro com Google AdSense) e
Um botão de referência de download do Firefox.
E é incrível como isto é verdade, o site está lá, com um texto relevante, poucas imagens distrativas, e a única coisa que se destaca aos olhos, são os links do AdSense, logo, você tem mais cliques.
Há muito material sobre como melhorar o aspecto dos anúncios, então não irei ficar enrolando aqui. Vou dar uma “receitinha de bolo” pronta:
Tire as bordas de seus anúncios;
Tente fazer o texto e a fonte ficarem parecidos com o do seu site;
Troque a cor de fundo se precisar para ficar igual ao seu e
Faça o teste com links na cor dos seus links, e links na cor azul.
Esta estatisticamente provado que links na cor azul recebem mais cliques, isto por que as pessoas estão pré-programadas a clicar nestes textos por que sabem subconscientemente que este texto é uma porta para outro conteúdo.
Se eu tivesse de fazer um site hoje, eu colocaria os anúncios da seguinte forma:
Onde os vermelhos seriam os blocos de texto AdSense, azuis seriam os blocos de link AdSense, e os verdes seriam menus e links de saída para conteúdo do seu próprio site.
É importante mencionar ainda que você pode trocar a caixa de busca padrão do seu site ou blog, pela caixa de busca do Google (Refêrencias / Busca no AdSense), e criar ainda mais um ponto de entrada de cliques.
Outra coisa que notei, principalmente nos blogueiros com lucratividade alta, são as campanhas de newsletter. São notificações de novos artigos, chamando o usuário para clicar, e emails divertidos, mas que no final das contas veio tentar vender um produto ou serviço que um terceiro vende e paga comissão.
O Joel Comm por exemplo, atola minha caixa de correio eletrônico para pesquisa com diversos emails deste tipo. “O Patrick é uma estrela do YouTube:
Tentando me vender um tutorial de como fazer vídeo”. “Se você não está fazendo isso, então está perdendo dinheiro: Vendendo algum outro material sobre marketing de outra pessoa, e ganhando comissão”.
É uma forma de ganhar dinheiro, seja buscando o internauta para ler um artigo numa página com anúncios ou vendendo produtos e ganhando comissão.
Fico imaginando o tanto de email que é enviado por dia… Mas funciona, não fazendo spam, e enviando somente para as pessoas que se inscreveram para receber a newsletter, aumenta a lucratividade em quase 70% (se tiver leitores fiéis). Quantas vezes você não senta frente ao PC navegando sem destino, vai no Google, busca, lê seu e-mail? Se você abre seu e-mail e tem algo interessante, não tem como você deixar de ler.
Para deixar a seção completa, deixo aqui as recomendações do Google para posição:
Melhore suas páginas e a qualidade do conteúdo
Vou falar agora sobre o controle do seus anúncios e como atrair anúncios relevantes para seu site.
Fiz dessa seção também uma “receita de bolo”, pois é um procedimento que você deve seguir toda vez que for criar uma página, ou um artigo.
O primeiro passo é pensar sobre o que você vai escrever.
Uma dica é colocar estas palavras num papel ou mesmo, no bloco de notas, do seu pc.
Vamos imaginar, que você irá começar a escrever sobre "Criação de blogs". Depois de pensar no que vai escrever, antes de tudo, você deve procurar ferramentas de palavra-chave para ter uma noção do mercado atual para este nicho, existem diversas no idioma estrangeiro como Overture, Wordtrack entre outras. O próprio Google oferece uma chamada Keyword Toolbox.
Vamos usar aqui a ferramenta de palavra-chave do google, pois é a mais conhecida e também mais fácil de entender pois está em nosso idioma: Click AquiEscreva sobre o que você quer escrever no blog, neste caso, "Criação de blogs", lembrando que, algumas vezes se faz necessário mais de uma busca, a meta aqui é achar as palavras que possuem um bom retorno.
A nossa pesquisa mostra que as palavras relacionadas a "criação de blogs" que devo ter em mente no artigo são:
criação de blogs criação de blogs gratuitos fazer um site como fazer blog gratis criação de blog criação de sites grátis criação de sites gratuitos criação de site construção de sites grátis hospedagem de blog criação de website criação de websites sites de blogs site para criação de blog sites de blog criação de blogs gratis como fazer um site quero criar um blog blogs grátis quero criar um blog gratis quero fazer um blog gratis sites de blogs gratuitos criação de site gratuito criação de blogs personalizados como fazer um website criar blogs criar um blog gratuito fazer um site grátis site de criar site site de blogs gratis como criar um blog gratuito hospedagem de blogs como criar blog gratis fazer blog gratuito criação de web sites site de criar blog criar blogs gratis criação de sites gratuito como fazer um blog grátis empresa de criação de sites criar um sites quero fazer um blog fazer blog criar um website criar um site criar blog site site de fazer blog como criar blog tutorial criação de sites crie blogO sistema mostra também a quantidade de anúncios e o custo por clique. Não se preocupe com CPC ( custo por clique ) no início; você quer anúncios, se a quantidade de anúncios for alta o valor do clique vai ser maior do que o normal mesmo com o SmartPricing. No início não é preciso se preocupar com o CPC.
Tome nota de todas as palavras, e ao escrever seu artigo, utilize elas, não seja muito repetitivo, pois isso estraga o conteúdo, mas tente escrever seu artigo de forma que você possa utilizá-las bastante nele.
Já com o conteúdo escrito, precisamos de uma ferramenta que o analise e a melhor ao meu ver é a
SEOBOOK, essa ferramenta te dá um relatório gráfico sobre o texto, mostrando como os mecanismos de busca irão ver esta página, e, conseqüentemente, como o Google irá ver e escolher os anúncios para ela. Quando você analisa seu conteúdo observa que algumas palavras se destacaram mais, essas palavras que mais se destacaram vai ser a que o google vai buscar, por isso é legal tentar procurar sempre escrever em linguagem coloquial, o idioma
FALADO é geralmente o
BUSCADO pelas pessoas.
Pronto, agora você já sabe como melhorar o seu conteúdo. É importante que você não repita demasiado as palavras. Não suje o texto, pois isso te prejudica também, o ideal é no geral cada palavra importante representar 3~5% do texto, acima disso, você pode ser penalizado.
Como nota final, não se esqueça de alternar para o modo HTML do seu editor de páginas ou blog e colocar seu texto dentro das tags de "section target" do AdSense, isso fará seu texto ficar ainda mais relevante:
Adicione as tags:
1: <!– google_ad_section_start –>
2: seu texto aqui
3: <!– google_ad_section_end –>
Dai neste caso ficaria:
1: <!– google_ad_section_start –>
2: <p>A criacao de blogs se divide…</p>
3: <!– google_ad_section_end –>
Estatísticas esse é o segredo para ter maires lucros
Esta é a última dica de meu artigo e também a mais importante.
Se você seguiu todos os passos desse artigo com certeza você terá um site relevante e com um bom retorno de anúncios.Porém ainda existe espaço para melhorar seus ganhos.
Você teve todo um trabalho de criar um conteúdo rico, interessante e acima de tudo relevante. Mas seu trabalho não para por aqui.
Depois de configurar a sua conta AdSense, você foi lá e escolheu os melhores blocos, as melhores cores e a posição deles. Certo? ERRADO!
Você precisa estudar aonde é que você ganha mais dinheiro e ir mudando e testando. É uma tarefa árdua de ficar de olho nas estatísticas e relatórios.
Use e abuse do Excel, do Bloco de Notas, papel, caneta e tudo que estiver em seu alcance.
Critérios
Crie critérios específicos para suas URLs, anotando o resultado diário de cada uma delas. O Google permite que você acompanhe os resultados de até 200 urls diferentes.
Criando critérios, você começa a coletar parâmetros para analisar o conteúdo de dois textos e tentar imaginar por que um deu mais lucro do que o outro. Muita gente apenas cria um critério simples de URL e deixa lá. A maioria não sabe quanto um artigo ou página em específico deu.
Agora que você esta coletando os dados de suas páginas, é necessário que você acompanhe os dados de cada bloco do Adsense.
A Razão?
Estes dados vão permitir que você Aumente Seus Ganhos!
Então vamos lá, entre em Configurações do AdSense, em sua conta, clique em "Canais" e adicione seus critérios de URL. Após isso, adicione critérios personalizados.
Crie cada bloco de AdSense do seu site usando o Grupo de critérios:
Agora você tem dados específicos sobre:
Quais URLs de seu site dão mais retorno;
Qual bloco dá mais retorno;
Pronto, você configurou seu site e está cheio de estatísticas para coletar.
Agora, o processo é simples, lembra o que eu disse sobre o que funciona para mim pode não funcionar para você? Esta é a chave do negócio. Este é o segredo das pessoas que ganham bastante com o AdSense.
Acredite, se você conhece alguém que ganha dinheiro sem ter feito isso. É pura sorte. Mas se a mesma pessoa fizer isso, irá aumentar seus ganhos consideravelmente.
A idéia aqui é simples, utilize intervalos de dias para fazer seus testes. Você precisará de muito esforço, e acima de tudo muita paciência.
Escreva no seu caderninho:
Primeira semana.
Lucratividade Atual: R$ ?,??
Lucratividade dos Blocos:
1. R$ ?,?? (topo)
2. R$ ?,?? (?)
3. R$ ?,?? (?)
Acompanhe os resultados durante uma semana. (O ideal na primeira tentativa é acompanhar os dados durante cerca de um mês, comparar o resultado somado com o resultado dos últimos meses, e a partir daí começar a fazer testes).
Segunda semana
Teste de Mudança de Links. Mudei meus links para cor azul.
Analise seus dados com os links de cor azul. Melhorou? Deixe assim, piorou? Volte como estava.
Próximas semanas.
A partir daí, deu para entender o que você vai fazer. A meta é você estar trabalhando sempre para melhorar sua rentabilidade.
Você vai testar posições diferentes de anúncios, lugares diferentes, cores diferentes e até mesmo designs diferentes pro site (Existem maneiras de configurar páginas especificamente para determinados artigos no blogs).
Com tudo isso em mão, você estará caminhando para aumentar a lucratividade. Não existe mágica, é investimento de tempo e análise de resultados.
Agora que você tem muito trabalho à frente, só me resta desejar a você.
Muito Sucesso!!!
0 Comentários